(TFB) Herbário Tropical Fungarium
​
A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) abriga coleções de alto valor científico, especialmente de organismos da Mata Atlântica do sul da Bahia, onde há elevada biodiversidade. A documentação da diversidade da Fauna, Flora e FUNGA, bem como a morfologia, a taxonomia, a biogeografia, a história, etc. são propiciadas através de coleções criteriosamente estabelecidas.
Ao longo da última década foram reunidos milhares de espécimes de fungos coletados no sul da Bahia e em outras regiões do estado e do Brasil, o que possibilitou a criação do TROPICAL FUNGARIUM (TFB), reconhecido pela Resolução do Conselho Universitário da UESC nº 02/2016, de 04/04/2016, o qual tem por objetivo fomentar coletas e documentar a diversidade de fungos, principalmente em nível regional, mantendo um acervo preservado de acordo com os padrões científicos internacionais.
Com estrutura adequada ao processamento e manutenção de espécimes da Funga, o TFB está localizado no Campus Soane Nazaré de Andrade (UESC), 1º andar do Pavilhão Manoel Nabuco - Lab. 27B, no município de Ilhéus, Bahia.
O TFB está vinculado à Rede Brasileira de Herbários (RBH), Index Herbariorum, INCT-HVFF, Specieslink (CRIA), Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), dentre outros.
Novas coletas, recebimento de doações e permuta de espécimes com outras instituições possibilitam o incremento do acervo do TFB.
A equipe vinculada ao TFB é composta pelo Curador, pós-doc, doutorandos, mestrandos e alunos de Iniciação Científica e de Extensão Universitária, além de taxonomistas colaboradores de instituições nacionais e internacionais.
A divulgação das atividades do TFB é feita por meio de página na web, redes sociais e do boletim eletrônico “Tropical Mycota”.
​​
-
Curador: Jadergudson Pereira
-
Contato: jader@uesc.br