(CEPEC – FUNGOS) HERBÁRIO ANDRÉ MAURÍCIO VIEIRA DE CARVALHO, CENTRO DE PESQUISAS DO CACAU

O herbário CEPEC-FUNGI está localizado no Centro de Pesquisas do Cacau, pertence à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - CEPLAC, no município de Ilhéus – BA e é mantido pelo Centro de Pesquisa do Cacau (CEPEC) com apoio do INCT - Herbário Virtual. Foi criado em 2004, resultante do projeto de pesquisas do CNPq concedido ao professor José Luiz Bezerra, intitulado "Diversidade de fungos patogênicos em agrossistemas da Mata Atlântica do sul da Bahia e sua aplicabilidade no manejo de doenças favorecidas pelo desmatamento".


A partir desta data, a micota dessa região está sendo catalogada e atualmente compõe a maior parte do acervo do herbário, o qual possui 2.668 espécimes, representando uma coleção micológica importante no nordeste brasileiro, ao lado do URM e HUEFS. Disponibiliza, assim, fungos em exsicatas (coleção micológica desidratada) e em cultura
(micoteca) para fins de pesquisa. O grupo mais representado é Ascomicota, assim como muitos táxons decompositores da serapilheira.


O acervo conta com mais de 50 tipos nomenclaturais, muitos deles endêmicos da Mata Atlântica do Sul da Bahia, um dos maiores "hots spots" de espécies fúngicas do Brasil. Além disso o herbário possui coleções de fungos da Caatinga e do Cerrado.


O Herbário CEPEC-Fungi está sendo reestruturado e modernizado para melhor atender pesquisadores e estudantes de pós-graduação para consulta à coleção, e pedidos de empréstimos solicitados por outras instituições.